26 novembro 2005

Eu Tenho Uma Boa e Uma Má Notícia.

As piadas com o tema "eu tenho uma boa e uma má notícia" para te dar são bem comuns. Invariavelmente a graça - isso é graçado? ou é trágico? - está no fato de que a má notícia acaba com a alegria que havia na suposta boa notícia: "A boa notícia é que você ainda tem 30 dias de vida; a má é que hoje está fazendo um mês que eu não consigo falar contigo", coisa desse tipo.

Pois é, o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - divulgou uma pesquisa sobre a renda do trabalhador brasileiro. Qual você prefere primeiro? A boa ou a má notícia? A boa? A boa é que a renda do trabalhador em 2004 parou de cair depois de oito anos. A má é que durante esse período os trabalhadores tiveram uma perda real de 18,8% no salário.
Se o País cresceu durante o período, não seria de se esperar que os salários reais também crescessem? Mas não foi o que ocorreu, dos 903,00 reais de 1997 o salário caiu para 730,00 em 2004 - acredito que em valores corrigidos, porque senão a coisa é ainda pior. Mas, como nesse País se comemora os males menores, a notícia de que os salários pararam de cair já é considerada uma boa notícia.

Nenhum comentário: